XI oferece curso sobre "Como Criar Espaços Antirracistas"

O Centro Acadêmico XI de Agosto promove o curso “Como criar espaços antirracistas?”, destinado especialmente a alunas(os), membras(os) de grupos de extensão e professoras (es) da Faculdade de Direito da USP que tenham interesse em contribuir para a democratização dos espaços de nossa universidade.





Com a entrada da primeira turma de cotistas étnico-raciais na Sanfran, em 2018, foram recorrentes as discussões acerca da importância de que esses estudantes consigam acessar e permanecer nos mais diversos ambientes da Faculdade. Para além do obstáculo do vestibular, o interior da universidade resguarda uma série de oportunidades submetidas a processos de seleção. Além disso, o currículo universitário por vezes reflete uma academia branca, eurocêntrica e epistemicida. A conquista das cotas étnico-raciais por si só não é o suficiente: é necessário que todos os espaços da universidade estejam comprometidos com a luta antirracista e empenhados em promover a entrada e permanência de estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas) em suas mais diversas instâncias.


Por isso, esse curso tem como objetivo introduzir a funcionários e estudantes da Faculdade de Direito da USP discussões teóricas acerca da discriminação racial no Brasil, proporcionando reflexões acerca de como pessoas brancas e não brancas podem contribuir para o enfrentamento do racismo na ciência.


O curso será composto por 4 aulas ministradas nos dias 10, 11, 12 e 13 de agosto, sempre às 18h da tarde. A participação no curso é feita mediante a inscrição em formulário e os inscritos que participarem de todas as aulas receberão certificado. Na semana em que nossa faculdade completa 194 anos de fundação, é mais importante que nunca discutirmos seus rumos: a Faculdade de Direito que queremos deve estar comprometida com a luta antirracista e ser a cada dia mais diversa.


LINK PARA INSCRIÇÃO >>>> https://forms.gle/ovz9uUMiaMaCBufe6


CRONOGRAMA


AULA 1 (10/08/2020) - Apresentação do curso: a importância de uma educação antidiscriminatória.

Professor Lucas Modolo


AULA 2 (11/08/2020) - A interseccionalidade na pesquisa e na extensão

Professora Isadora Brandão


AULA 3 (12/08/2020) - Discriminação

Professora Suzane Jardim


AULA 4 - O papel do branco na luta antirracista

Professora Dra. Lia Schucman

33 visualizações0 comentário