Imagens de Fundo (1).jpg

PUBLICAÇÕES
DO XI

LEIA A NOSSA PRODUÇÃO.

REVISTA ACADÊMICA XI DE AGÔSTO

É com muito prazer que enfim anunciamos a nova edição da Revista XI de Agôsto com a temática "Crise e COVID-19: uma análise crítica e multidisciplinar"

A revista conta com artigos de estudantes sobre os mais diversos temas dentro dessa abordagem, trazendo uma perspectiva crítica no enfrentamento desse momento de crise a partir da defesa dos direitos sociais.

 

O processo de elaboração da revista foi muito proveitoso por trazer à tona diversos temas importantes e incentivar a produção de conhecimento na universidade pública, além de dialogar com estudantes de outras faculdades para além do Largo São Francisco.

Esperamos com ela aprofundar debates que se relacionam com o contexto de pandemia em que nos encontramos, trazendo a função da universidade pública de produzir conhecimento importante e relevantes para a classe trabalhadora.

RELATÓRIO SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ENSINO EAD NA SANFRAN

Por diversos motivos, o método EAD simboliza para nós um método de ensino precarizado e que deve ser problematizado. Na USP, as condições materiais dos alunos são muito diferentes, especialmente após a instituição das cotas sociais e étnico-raciais no vestibular, o que pode tornar a experiência das estudantes com o EAD bastante diversa.

Apesar disso, em todo o mundo enfrentamos uma situação excepcional. Diversas atividades vêm sendo afetadas pela pandemia ocasionada pelo COVID-19, prejudicando a saúde física e mental, e contribuindo para a agravação de desigualdades sociais por todo o mundo. Dessa forma, embora críticos do ensino à distância (EAD), entendemos que as aulas virtuais estão sendo adotadas como uma medida excepcional diante dessa situação.

A forma como as aulas virtuais têm acontecido na USP como um todo tem ocasionado uma série de dificuldades às estudantes. Diferentemente do senso comum, as dificuldades do ensino virtual não se resumem a falta de internet ou de aparelhos de acesso online. Ao contrário, há diversas outras problemáticas que devem ser consideradas. O “EAD made in USP”, como afirmou uma estudante em seu relatório, tem sido realizado de uma forma descoordenada, com pouco debate entre o corpo discente e como um mero transplante das aulas presenciais para o modelo virtual.

Este relatório apresenta algumas de nossas conclusões com base nos relatos das estudantes e sugestões de medidas a serem implementadas.

POESIA SOB AS ARCADAS

O livro é uma coletânea de poemas organizada por Ulysses Guimarães no começo da década de 1940. A edição é o 10º volume da coleção "XI de Agôsto" e foi editada com o objetivo de arrecadar dinheiro para a construção da Casa do Estudante, e, em breve, fará parte da exposição sobre os 70 anos da Casa.

Poesia Sob as Arcadas compreende uma produção literária de cinco anos realizada por alunos(as), ex-alunos e professores durante os anos de 1935 a 1940 e comemora os 113 anos da fundação dos cursos jurídicos no Brasil.

Entre os autores estão o ex-presidente da república Jânio Quadros, os professores Goffredo da Silva Telles e Alcântara Machado, além do próprio organizador, o mais tarde presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, Ulysses Guimarães.

Para além do valor artístico, o livro sintetiza parte do esforço político para a construção da Casa do Estudante. Durante 13 anos, da eleição para a presidência do XI, em 1936, de Cícero Augusto Vieira, principal articulador da proposta de edificação, até 1949, data da inauguração do prédio, houve diversas ações para o financiamento do projeto.

Destaca-se entre essas ações o Baile das Américas, evento que contava com a presença da elite paulista e era realizado anualmente pelo XI de Agosto. E, ainda, a première do filme ‘Sempre te amei’, realizada em 1948.

CASA DO ESTUDANTE, ORIGEM E HISTÓRICO

“As casas de estudantes ou lares universitários poderão vir a ser centros de formação e cultivo do ânimo universitário, isto é, do amor ao trabalho intelectual e da disposição de dar todo o esforço e fazer qualquer sacrifício pelas grandes causas nacionais e humanas.

Trabalhemos, pois, pela fundação das casas de estudantes.

Grande aplauso merece o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito de São Paulo, pelos admiráveis trabalhos, que já organizou, e de que dá notícia o livro do esforçado antigo presidente daquele centro, o advogado Cícero Augusto Vieira, para a construção do seu lar universitário.

Merece também auxílio, de quem os possam recorrer, para terminação urgente do importante empreendimento”.

22 de outubro de 1941
Gustavo Capanema.

A carta acima se encontra no prefácio do livro “Casa do Estudante, Origem e Histórico”, escrito por Cícero Augusto Vieira - idealizador do projeto da Casa do Estudante - e publicado em 1942.

No documento, encontram-se preciosas informações sobre a origem da Casa e os esforços empreendidos na sua construção; desde a ideia inicial em 1937 até o ano de 1942.

A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O EAD - RELATÓRIO 1

No dia 13/03/2020, a reitoria da USP suspendeu as aulas presenciais e outras atividades na Universidade de São Paulo por conta da atual pandemia do novo coronavírus. A suspensão das atividades se mostrou necessária devido ao grande risco de propagação da doença.

 

Diante desse cenário, estudantes e funcionários da universidade demonstraram preocupação acerca das consequências da paralisação das aulas. Uma das principais possibilidades para evitar maiores impactos sob o semestre letivo, evitando possíveis reposições, foi o oferecimento de aulas online, através da utilização de plataformas como o Google Meets e o Zoom.

 

Entretanto, o uso de plataformas digitais pode suscitar uma série de problemáticas, dado que nem todos os estudantes da universidade podem ter acesso a equipamentos de qualidade que proporcionem o acompanhamento das aulas, por exemplo. Ademais, cabia verificar se era, de fato, interesse dos estudantes que as aulas continuassem à distância ou se prefeririam que elas ocorressem presencialmente após a volta das atividades da universidade.

Com o intuito de descobrir a percepção dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo sobre o oferecimento de aulas à distância, criamos o formulário cujos resultados serão explicitados nas próximas páginas.

 

A pesquisa foi promovida pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, pela Representação Discente e por dois alunos – Ricardo Feliz e João Otávio Paes de Barros – que, mesmo não fazendo parte dessas duas instâncias estudantis, se disponibilizaram a auxiliar na elaboração do formulário e do relatório que segue.

ENTRE EM CONTATO COM O XI

Deseja conversar com a Diretoria do XI sobre algum assunto de interesse mútuo? Preencha o formulário com a sua mensagem. Nós retornaremos o contato com a maior agilidade possível!

ENDEREÇO

R. Riachuelo, 194, Sé, São Paulo, SP

TELEFONE

11 98063-6986

EMAIL

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Twitter
Original 1.png

© 2020 Gestão Travessia do C.A. XI de Agosto