top of page
Logo_Horizontal_Padrão_Branco.png
Logo USP Sem Tarcísio.png
ASSINE!

ASSINE O MANIFESTO DA USP CONTRA TARCÍSIO DE FREITAS

ASSINANDO O FORMULÁRIO, VOCÊ SE TORNARÁ UM DOS SIGNATÁRIOS DO MANIFESTO DA USP CONTRA TARCÍSIO DE FREITAS!
Qual é a sua relação com a USP?

Agora você faz parte dessa luta!

LEIA O MANIFESTO:

USP & SP SEM TARCÍSIO: Por uma Universidade crítica, independente e diversa.

O resultado do 1º turno das eleições gerais de 2022 inaugurou um cenário de incertezas para os alunos, professores e trabalhadores da Universidade de São Paulo. Com a ida de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o 2º turno da eleição para o Governo do Estado de São Paulo, abre-se a possibilidade de vitória eleitoral, no estado mais rico do país, de um projeto político autoritário, anticiência e economicamente excludente.

 

Em São Paulo, sob a guarda estadual, encontram-se três das principais universidades da América Latina, dentre elas a Universidade de São Paulo. Em que pese a conquista jurídica da autonomia universitária, que permite às instituições de ensino superior paulistas uma estrutura orçamentária e política independente dos planos de qualquer governo, a aliança do atual presidente com Tarcísio de Freitas, pautada pela lógica do negacionismo e dos ataques às universidades, coloca em risco a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, tal como as recentes conquistas relacionadas à popularização da USP.

 

Em uma conjuntura na qual a ciência foi essencial para a superação das consequências da pandemia, pesquisadores, estudantes e trabalhadores da USP provaram a necessidade de uma universidade crítica, independente e diversa: nossa universidade participou de cerca de um quarto de todos os estudos sobre covid-19 realizados no País que foram indexados internacionalmente e, além disso, posicionou-se a favor das liberdades democráticas frente à possibilidade de golpismo por parte da extrema-direita.

 

Nesse sentido, vislumbrar, como defende a base eleitoral de Tarcísio e do atual presidente, a possibilidade de cobrança de mensalidades na USP e a privatização de outras instituições de ensino, coloca em risco imediato o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional do estado e do Brasil, além de abrir espaço para a exclusão de milhares de jovens negros e pobres que agora acessam as universidades estaduais paulistas.

 

De maneira grave, não consta no plano de governo do candidato qualquer menção à USP e à ciência no geral. Assim, sua possível vitória seria uma carta em branco, sem qualquer projeto consequente, para lidar com as universidades estaduais e com a Fapesp. Por outro lado, a alternativa, neste momento, para defender a USP e São Paulo é a derrota de Tarcísio por meio da eleição do ex-ministro da educação, ex-aluno e professor da USP, Fernando Haddad.

Acreditamos que há uma voz a ser ouvida e ampliada nesta eleição: a voz da ciência, da diversidade, da educação, da inclusão e das liberdades democráticas. Para que essa voz não seja censurada, Tarcísio de Freitas e o atual presidente precisam ser derrotados. Para que no universo da cultura o centro continue presente em todas as partes, afirmamos: com a força da ciência, defenderemos uma universidade crítica, independente e diversa.

BAIXE O MANIFESTO EM PDF E COMPARTILHE!

TOTAL DE ASSINATURAS: 33.234

ASSINATURAS DE DOCENTES: 1.182

atualizações a cada hora

Fundo Abstrato Branco.png

TARCÍSIO NÃO TEM UM PLANO PARA A USP!

 TARCÍSIO DE FREITAS FOI O ÚNICO CANDIDATO AO GOVERNO DE SÃO PAULO QUE NÃO ACEITOU SER ENTREVISTADO PELO JORNAL DO CAMPUS, IMPRENSA DA USP!

 ALÉM DISSO, NÃO HÁ QUALQUER MENÇÃO À USP OU À CIÊNCIA EM SEU PLANO DE GOVERNO!

PROPOSTAS DE HADDAD PARA A USP

1. Vincular mais orçamento para as universidades e incluir USP, Unicamp e Unesp no processo de reindustrialização de São Paulo

2. Constitucionalizar o modelo de financiamento: ao invés de o repasse ficar vinculado apenas a um único tributo (ICMS), será uma cesta de tributos que dará maior estabilidade e previsibilidade à USP

3. Criação do Plano Estadual de Assistência Estudantil,  oferecendo auxílio financeiro ou garantia de subsídios a jovens que precisam de permanência, além de implementar um programa de saúde mental para os alunos

PROPOSTAS

Fernando Haddad: “Sou ex-aluno e professor da USP e tenho grande carinho e orgulho pela instituição. Vou garantir a autonomia financeira das nossas universidades públicas, priorizar os programas de permanência e proteção social do corpo discente e constitucionalizar normas que não deixem a pesquisa e a extensão desassistidas.”

bottom of page